Java Hoje

Atualmente, o Java vem ganhando mais e mais espaço no mercado de trabalho e no mundo dos negócios e penso que isso se deve ao esforço incansável de uma comunidade forte que se destaca na propagação das informações chaves para que qualquer pessoa possa vir a ser um grande profissional desta plataforma. Acho até que mesmo os incentivos do governo e das diversas instituições privadas ou públicas (sabe se lá Deus quantas e quais) não foram tão eficientes em difundir o Java quanto os sites, fóruns, tutoriais, blogs, videos no Youtube, etc.
Vejo que a web vem se tornando cada dia mais um celeiro de autodidatas capazes de elaborar seus próprios roteiros de estudos e isso é facilitado pela infinita gama de materiais sobre Java presente na Grande Rede. Conheço algumas pessoas que antes desempenhavam outras tantas carreiras que nada tem a ver com tecnologia, hoje se dedicam a aprender de alguma forma Java ou qualquer outra linguagem para que possam crescer profissionalmente, psicológicamente e monetariamente, é claro!
É importante lembrar que nem todo o conteúdo disponível na web é totalmente seguro e confiável, porém, vale lembrar também que com um pouco de dedicação e perspicácia os usuários podem verificar se as informações são corretas ou não. Muitas vezes até os materiais apresentam informações ultrapassadas e não são de grande valia para o cenário atual, com uso de ferramentas, terminologias ou padrões de trabalho que já encontram-se depreciados. Mesmo os sites (locais) mais indicados pela comunidade muitas vezes apresentam informações em seu banco de dados que já estão bem velhinhas... vale sempre olhar a data dos posts, videos ou da publicação dos tutoriais. Eu mesmo uso algumas coisas que o mercado mais moderno chama de contraprodutiva como DAO, criação de funções javascript para controle de componentes de tela, etc, porém, pra mim ainda esta servindo, até que eu aprenda as novas e boas maneiras, é claro.
Para aqueles que querem saber mais sobre Java é importante frisar que grande parte dos materiais de alto nível ainda se encontra em inglês, falo isso por que não achei nada de EJB 3 bacana em português ou algumas outras coisas mais específicas. Meu inglês é intermediário, ou seja leio notícias ou assisto a filmes em inglês tranquilamente, mas ler documentos técnicos muito extensos e cheios de termos específicos fica bem mais complicado e demorado, além disso tenho colegas que não sabem inglês e isso se torna um empecilho muito maior para eles.
Gostaria de agradecer neste artigo ao GUJ, DFJUG, JavaFree, e tantos outros que neste momento não me lembro pelas informações importantes que me fizeram chegar a ser um programador certificado Java e atualmente estar trabalhando como Analista Java Pleno. É uma carreira bem interessante, mas vale lembrar que o aprendizado nunca para.

Comentários