MDA: prós e contras

Atualmente estou envolvido em um projeto Java que como base de seu desenvolvimento utiliza o processo MDA para gerar os códigos padrões, bem como as especificações. Vou discutir neste tópico o que vem a ser MDA, seus prós e contras.
O MDA (Model-Driven Architecture) é um processo pelo qual são utilizados os modelos em UML juntamente com instruções gerais de projeto para a geração dos componentes base do sistema (classes, interfaces, entre outros elementos); Essa tecnologia tem como principal objetivo eliminar procedimentos repetitivos que os programadores tem que fazer ao iniciar um projeto. Muitas vezes os desenvolvedores ao começar um novo projeto percebem que muito do que será feito poderia ser reaproveitado de sistemas anteriores, código padrões como CRUDs, os processos de persistência dos objetos, fluxos de servlets, etc. O MDA vem justamente evitar um retrabalho neste ponto e se destaca atualmente por apresentar uma solução viável para isso. É como se o programador colocasse todos os modelos UML e especificações de um lado de uma máquina e no outro lado saísse os sistema pronto. Bem, não é exatamente assim, mas essa é a idéia.
Diversas ferramentas estão surgindo para realizar esse processo, tanto para a geração de modelos que viabilizem essa "transformação" (ArgoUML, Magic Draw, BoUML, etc), quanto ferramentas que façam essa transformação (AndroMDA, Celero, etc).
Um ponto negativo que se apresenta em alguns casos é o fato de se criar um engessamento no processo da geração dos códigos dos esteriótipos, onde muitas vezes não podemos intervir ou se isso for feito haverá alguns complicadores caso se necessite de uma reconstrução.
Bem, essa tecnologia, ou metodologia de programação está em processo inicial de inserção no mundo comercial e aparentemente já disperta interesses de grandes corporações. Acredito que de uma forma ou de outra venha a contribuir e muito para a eliminação dos processos repetitivos e desgastantes da programação. Como não sou nenhum especialista nesse assunto sugiro que cada um aprenda a utilizar o MDA com bastante afinco antes de querer criticá-lo sem embasamento concreto sobre o assunto.

Comentários