Inkscape ... o Corel Draw do Linux (desenhos/projetos vetoriais)


Além do aplicativo do OpenOffice.org Draw, o Linux tem uma outra excelente carta na manga para brigar com os softwares proprietários de criação de imagens vetoriais (logos, cartazes, etc) e ele se chama Inkscape.
Não é nenhuma novidade, mas pretendo dar algumas dicas para quem nunca usou ou nunca ouviu falar deste aplicativo free.
Primeiramente, se você quer realmente aprender sobre a mesma vai ter que ler os tutoriais no site oficial www.inkscape.org que são muito intuitivos e estão disponíveis em nossa língua (Português brasileiro). Porém, quero ressaltar que aqueles que já estão habituados com outras ferramentas como Corel Drae, Illustrator, etc. vão ter que se acostumar com algumas particularidades como a forma de criar e editar gradientes. Esta aplicação ainda possue um suporte maravilhoso para caligrafia que pode ser utilizado com mesa digitalizadora, entre muitos outros recursos fantásticos. Vale a pena entender a forma como ela produz e trabalha com xml, gerado automaticamente na criação das imagens. O formato padrão é o SVG , que aliás será o formato que dominará em breve as aplicações de imagens vetoriais por ser muito versátil e poderoso.

O interessante é que se você, por um azar do destino, ainda usa o Windows também terá a chance de usar este programa. Aliás, hoje mesmo vi um tutorial no Imasters do Fabio Pereira que é excelente para mostrar esta aplicação. Parabéns ao pessoal do Imasters, vocês continuam na ponta. Segue o link: http://imasters.uol.com.br/artigo/7858/linux/software_livre_para_web_desenho_vetorial_com_inkscape/

Vale a pena conferir... eu já criei algumas coisas aqui para a empresa e ninguém percebeu que não usei o Corel Draw... ops, agora eles já sabem.

Boa sorte neste maravilhoso mundo novo!

Comentários