Design web X Design Gráfico

Quais hoje as grandes vantagens e diferenças entre o design web e gráfico?

Primeiro farei uma retratação: muitos do design dirão que eu negligenciei as outras opções como: design de interiores, moda, etc. Mas isso é somente pelo fato de eu não estar muito habituado com essas outras linguagens ou áreas. Continuando...

Vejo que muitos futuros universitários procuram se encaixar ou adequar as profissões que estão em evidência e que trazem uma garantia de retorno financeiro no final do curso em questão. Por isso, muitas pessoas estão atualmente procurando saber, conhecer ou aprender design.

A mídia atualmente traz o design como uma profissão de futuro certo e de crescente aplicação nas diferentes atividades do mercado e faz disso um meio para vender essa atividade como algo novo e surpreendente. Porém, a bem da verdade é que o design sempre esteve ai... quer dizer, quase sempre... é algo relativamente antigo, mas não tão evidenciado e restrito as grandes corporações e/ou instituições; Sua técnica era muito conhecida no Brasil nas Fábricas e Indústrias, através do profissional de Desenho Industrial... dai veio o nosso design... depois começou a haver uma expansão muito grande na área gráfica que demandava profissionais com conhecimento técnico em computação gráfica, então começou-se a criar um movimento do mercado pra produzir esses profissionais, com cursos técnicos e posteriormente a adequação destes cursos como tecnológicos nas Universidades. Com a explosão da Internet como meio de comunicação fundamental da sociedade foi se gerando recursos para o surgimento dos profissionais que dessem conta de produzir coisas de qualidade visual para esse setor. Surge então o design web.

É muito complicado ainda hoje trabalhar na área de design sem se levar por vários caminhos até chegar a uma especialização desejada.

Tenho preferência pelo design gráfico, por suas vertentes (embalagens, folhetos, banners, etc) mas hoje trabalho demasiadamente com design de sites (web) o que me possibilita pagar as contas (algo muito particular). O design gráfico tem muitas aplicações, muitas mesmo... tinha um colega de classe que dizia que o design gráfico ia morrer em breve, pois não haveria mais impressão... rimos muito dessa afirmação... deve ter tomado muita breja nos intervalos... Enfim, acho uma profissão muito gratificante, eu adoro.

O design web é um caso a parte. Não é fácil subsistir dele sem se aprofundar em tecnologia, muita tecnologia. Todavia não falo de códigos e sim de conceitos tecnológicos (mas códigos também). Criar sites não é nada difícil, aliás, em 2000 já era falado que qualquer criança com pouco interesse no assunto poderia criar um site e colocá-lo pra funcionar. É lógico que não é bem assim. Sites são ferramentas que devem ter uma função muito bem definida, projetada sobre vários aspectos e tudo isso com um embasamento das áreas de marketing, administração, computação e claro, design. Então, para não ficar boiando numa reunião com a grande cúpula de uma empresa acho que vale a pena saber bem sobre tecnologia e não apenas cores, formas, etc.

Falei, falei e acho que você quer uma posição. Chega de FDP que escreve pra Internet e fica em cima do muro. Afinal de contas, qual é melhor? Resposta: Hoje eu julgaria o design web como muito melhor, porém, só se você souber mesmo o que está fazendo e acertar na opção pois o mercado é imenso em possibilidades e aplicações (sites para dispositivos móveis, blog, sistemas administrativos web, e muito mais).

Outra coisa, voltando ao caso dos futuros universitários que procuram cursos que darão retorno financeiro (din din). Acho melhor vocês pensarem bem, pois se a profissão está em evidência haverão milhares, senão milhões de pessoas pensando a mesma coisa que você. Então, ou você se dedica mesmo nesta área maravilhosa ou você desiste... Para dizer a verdade tudo aquilo que é feito com Amor, paixão, da certo... senão você viverá frustado por não ter escolhido fazer aquela faculdade de surfe e ido morar em Floripa. Escolha certo, avalie as opções, pesquise e depois consulte seu coração... mas não vai ficar pirando e achar que vender sacolé da grana, viu.

Comentários