Propaganda X Design - parte II

Retomando a redação anterior quando dizia sobre a discussão entre profissionais de propaganda e design a respeito de suas respectivas importâncias :
Quando pensamos em design vem logo a mente coisas arrojadas, bonitas, caras de formas muito bem acabadas. Quando pensamos em propaganda lembramos de produtos com grandes outdoors coloridos e chamativos, frases inteligentes e fotos bem aplicadas no anúncio.
Pois, bem, estas duas visões apontam para focos distintos e acertam em parte a respeito destas duas ciências, ou seriam artes?
Bem, em quase todos os casos de criação podemos utilizar um conceito de design para montar uma peça publicitária ou desenhar uma obra seguindo as experiências de propaganda . Neste sentido, se o conceito é a grande alma das almas dos negócios, então cabe dizer que ambas as profissões, designer e publicitário, visam atingir uma coisa: sedução do receptor, ou seja, vender o produto. Mas, a meu ver o que diferencia estas ferramentas do mercado, é que uma (o design) visa encontrar a solução na peça, e outra (a publicidade) na vítima, o receptor.
Deste modo, podemos então dizer que uma necessita da outra e não a substitui e que devem trabalhar em conjunto. Pois, é muito claro que num time de futebol deve haver um no ataque e outro na defesa no mínimo (óbvio, sem levar em consideração as normas reais do jogo), e que estes não briguem entre si, para se viabilizar a vitória... isso não quer dizer que estas duas categorias estejam posicionadas desta forma no campo mercadológico, mas em verdade formam hoje uma linha parecida nas agências assim como os grandes clubes.
Todavia vale lembrar que essa é minha opinião e que pelas minhas limitações dentro de ambas não pode ser levada como verdade até que se procure por fontes mais confiáveis. Boa semana à todos e que Deus os abençõe.

Comentários